feliz dia trabalhadora

amor do qual fui despedida

sangro para descansar hoje

no meu primeiro emprego sofri abuso frequente

o profissional liberal vestia luvas descartáveis pra imediatamente em seguida se lembrar que precisava ser comprada alguma coisa na rua

me orientava a procurar o dinheiro em seus bolsos

no direito, no esquerdo, no de trás no da frente

pra se lembrar que estava na gaveta

tudo isso diante de um paciente de costas

à época não questionava este fato

à época sofria abusos por parte do professor de teatro também

fica difícil desnublar estas sensações todas quando o abuso de um corrobora o do outro

que nos dão vontade de cortar cabeças

também trabalhei vestida de jogadora de futebol numa empresa

para ilustar uma paletra sobre os cinco s

sete s, oito sex

não prestei atenção ao conteúdo do constrangimento

de segurar uma bola vestida em roupa curta pros machos sorrir

também me vesti de palhaço algumas vezes e

sofri ao lado de crianças em festas

enquanto animação nunca aprendi a fazer nada de útil

mas teria arrasado se tivesse tido a sorte de ser contratada pela mãe de uma criança gótica

aí sim

teria me encontrado nessa passagem da vida

também trabalhei por anos achando que estava lecionando teatro

e estava

mas assim não me sentia

também tretei mentalmente comigo ao lecionar história

tretei contra as burocracias do afeto

que me faziam pensar que a escola não é mais ambiente

vendi bolo na rua uma vez

um bolo de caixinha que ficou totalmente sem graça mas

eu tinha uma criança no colo e ela pode me ajudar a ser

alguém que precisava de ajuda

também trabalhei comentando textos que homens escreviam

nessa parte, nunca no centro nas coisas

mas só de estar na órbita dos homens

é se melhor remunerada

também ajudei meus pais a cortar cebolas, alhos, tomates

carregar whisky, videogame, calça jeans e plantas

carreguei televisores também, em outro trabalho

em outro trabalho varri escritórios enquanto pessoas sentadas faziam nada

passei café

passei roupa

passei óleo de corpo no pau de alguém em outro trabalho pra que a pessoa viesse gozar

escrevi cronogramas

poemas

dramas, datas

meus próprios dramas não vendem porque eu não quero vendê-los

eu mal quero vivê-los, haha

me lembrei de um trabalho no qual não aceitaram a minha própria roupa pra integrar o elenco

então fizeram um figurino pra eu vestir e me descontaram sessenta por cento do valor do cachê na roupa que depois ficou pra eles

gentilmente outra patroa me pediu pra lavar o mesmo chão três vezes em outra ocasião

e toda vez que me lembro de todas as paradas só penso

que outras podem ter passado por tudo de forma mais deteriorada

Sobre 💛

t.s, dramaturga, atriz, fazedora de barulho
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para feliz dia trabalhadora

  1. nucleozonaautonoma disse:

    Foda esse texto bete

Deixe um comentário